quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Halloween


Conforme o combinado, segue algumas sugestões para serem trabalhadas nesta data comemorativa:

OBJETIVOS:
Proporcionar, através da data comemorativa em vigor, o estímulo à construção do conhecimento dos educandos através de interpretações de histórias e lendas, bem como o estudo da história do HALLOWEEN (sua origem, qual o país que mais a comemora, etc.). Reconhecimento da escrita de palavras temáticas como: BRUXAS, LUA CHEIA, MORCEGOS, entre outros personagens folclóricos da festividade. Identificação, seriação e classificação de gravuras geométricas através dos Blocos Lógicos, como também quantificação destes com o intuito da conservação do número.

ATIVIDADES:

* Iniciar o projeto com uma conversa sobre o que acham ou entendem sobre o Halloween confeccionando, junto aos alunos, um cartaz/mural informativo sobre a temática junto com desenhos dos mesmos em que possam expressar seus medos e/ou ansiedades em relação ao Dia das Bruxas; *Contação da história “A Bruxa apaixonada e o Lobo fujão” (Ed. Paulinas) e Atividade “Trabalhando com os numerais de 1 a 10” onde os educandos deverão colar no caldeirão de cada uma das bruxas a quantidades de aranhas solicitadas.
* Atividade “Vamos escrever os nomes dos personagens do Halloween?”. Neste os educandos deverão identificar quais as letras iniciais e finais de cada um dos sujeitos como também a quantidade de letras utilizadas para sua escrita e a quantidade de sílabas utilizadas.
*
Atividade “Trabalhando com os blocos lógicos” na qual a professora fará, junto aos educandos, atividades relacionadas a seqüênciação, seriação e quantificação destes para que desenvolvam melhor o raciocínio lógico-matemático e as habilidades do cálculo mental.
*Atividade Plástica “Construindo Móbile do Halloween”. Neste os educandos decorarão alguns personagens com cola colorida, giz de cera, purpurina e lantejoulas, recortarão e, com o auxílio da professora, pendurarão no barbante para colocarmos nos palitinhos.

*Atividade “Ligando os personagens aos seus nomes”. Nesta os educandos ligarão as gravuras dos personagens às letras iniciais dos nomes, porém, após a respectiva letra, estará à continuidade do nome para que eles identifiquem e associem a continuidade das grafias.
*
Festa de Halloween: Comemoração da festividade com brincadeira “Gostosuras ou Travessuras”.

Um breve histórico sobre o HALLOWEEN

O Halloween é uma festa que tem origem nas lendas sobre os celtas, povos que antigamente habitavam as ilhas que, hoje, são o Reino Unido – Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda há mais de 2 mil anos.

O Halloween é uma das festas mais divertidas para as crianças dos Estados Unidos, que se fantasiam de bruxas, fantasmas e outras criaturas e saem pelas ruas batendo de casa em casa ganhando doces, ao anunciarem "Trick or Treat" (Travessuras ou Gostosuras).

O frio e a escuridão começavam dia 1º de novembro e os sarcedotes Celtas, chamados Druidas, denominaram esse dia de “todas as Almas” (“ALL HALLOWS”), e acreditavam que os espíritos poderiam voltar a terra. Sendo assim, os Celtas se disfarçavam com máscaras horríveis (que deram origem às fantasias) para não serem atacadas, desde o dia anterior, 31 de outubro. Vem daí o nome “Halloween “ (“all hallows eve” - Véspera do dia de todos as almas”).

Atualmente o halloween virou festa popular. As crianças se fantasiam e vão as casas dizer “Trick or treat” - travessura ou gostosura. Até países que não são de língua inglesa já estão comemorando o halloween como o Brasil.

As origens da celebração

Então, para compreendermos esta celebração anual que acontece em vários países, senti a necessidade de escrever, sucintamente, sobre as origens da mesma.

• A palavra Halloween tem sua origem na igreja católica e vem da contração (feita de maneira errada) da expressão 'All hallows eve' que significa Dia de todos os Santos, e que corresponde ao primeiro de novembro, que no catolicismo é o dia de reverência aos Santos Mortos.

• No quinto século antes de Cristo, na Irlanda céltica, o verão terminava oficialmente no dia 31 de outubro. Era comemorado como feriado, denominado Samhaim. Os celtas acreditavam que todas as leis de tempo e espaço ficavam suspensas durante esse período, permitindo aos espíritos um inter-relacionamento com os vivos. Como os vivos não queriam ser possuídos pelos espíritos dos mortos, eles se vestiam com roupas fantasmagóricas e realizavam desfiles barulhentos pela vizinhança, de maneira a assustar e amedrontar os espíritos.

• Durante a era romana esta crença religiosa foi transformada em apenas um cerimonial.

• O costume do Halloween foi levado para os EUA na década de 1840 pelos imigrantes irlandeses.

• O costume do “tick-or-treat' parece não ter origem nos célticos, mas em costume europeu do séc. IX chamado “Souling'.

O Halloween portanto cresceu a partir dos rituais de celebração do ano novo pelos celtas e de rituais europeus da Idade Média.